terça-feira, 16 de junho de 2009

Luta por justiça social mobiliza CVP


A Produtora CVP está trabalhando na Jornada Contra a Violência e Por Justiça Social. Na noite de segunda-feira, dia 15,
ocorreu no Cine Bancários um debate com a presença do cineasta João Moreira Salles, que falou sobre o seu documentário “Notícias de uma Guerra Particular”, que em 2009 completou 10 anos de lançamento.

A produtora Cristalizar Vídeo Produções trabalhou na filmagem do debate com o cineastra, o interlocutor foi o coordenador do núcleo de Direitos Humanos e Segurança Urbana da ONG Guayi, Luiz Antônio Brenner Guimarães.

No evento, Salles argumentou que o filme é apenas um testemunho do que acontecia no Rio de Janeiro em 1999 e, o que mais interessava, naquele momento, era mostrar que quem morria nesse caos todo eram os traficantes, os pololiciais e os moradores de favela.

Para João Moreira Salles os documentários com dúvidas são sempre melhores que os documentários com certezas, ele destacou que geralmente esse género de filme consegue chegar antes ao problema e que o exencial é preservar a pessoa e não humilha-la como costuma fazer Michael Moore.

Rápidas de João Moreira Salles;

Sobre a pirataria: adorei ser pirateado como Tropa de Elite 2.

Sobre o tráfico: notei que para muitos jovens o estatos e o respeito é mais importante que o dinheiro arrecadado nas bocas de fumo.

Sobre o cinema nacional: nosso cinema é especialista em cinema brutal, devemos pensar num outro tipo de cinema, algo mais humano como o cinema argentino.

postado por Ricardo Sória

Nenhum comentário: