A Jornada contra a violência e por justiça social, completou nessa quinta-feira seu quinto dia de programação. As pautas foram divididas em duas sequências, na mesa 1, falou-se acerca do seguinte tema; Una política alternativa e experiências locais. A primeira a falar foi Helena Bonumá, que apresentou o painel Política Alternativa de Segurança, depois foi a vez de Claudete Souza Oliveira, apresentar o painel A experiência da Escola Mesquita. Do Sintrajuve, Mauro Salles, falou sobre A experiencia do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (onde encontra-se encubada a Cristalizar Vídeo Produções). O Projeto de Economia Solidária na Prevenção à Violência, teve painel apresentado pelo coordenador do núcleo de Direitos Humanos e Segurança Urbana da ONG Guayi, Luiz Antônio Brenner Guimarães. Já a ultima palestra da mesa 1, foi apresentada por Mauro Salles -do SindBancários, que concluiu seu painel dizendo que: por trás de cada par de tênis da Nike, possivelmente exista alguém explorado na China.
A Mesa 2 teve Manoel Soares- CUFA RS e, Anderson Sá - AfroReggae RJ, com o tema; Experiências Nacionais. O carioca Anderson Sá disse que o grupo AfroReggae movimenta, hoje, cerca de 10 milhões de Reais por ano e que seus trabalhos já atingem a quarta geração de jovens. Anderson Sá, também falou sobre os clipes da sua banda e finalizou dizendo que as ações do AfroReggae não são a solução para os problemas da violência, e sim uma virgula nesse processo. Manoel Soares, falou de suas experiências no tele jornalismo, do fato de ser o único negro fazendo reportagens de contexto periférico dentro da RBS TV, de como a fama o afeta dentro da comunidade onde reside e, falou ainda que tenta ser um elo de comunicação entre classes.
Amanhã 19/06/2009, no sexto e penúltimo dia, a Jornada Contra à Violência abordará, entre outros temas, a Marcha Mundial das Mulheres, o local segue o mesmo, SindBancários, rua General Câmara, 424.
Postado por: Ricardo Sória
Nenhum comentário:
Postar um comentário