Apresentação

A Cristalizar Vídeo Produções surgiu inicialmente como um grupo de jovens que fazia oficinas de produção audiovisual e economia solidária no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Vendo que a iniciativa deu certo, iniciou-se um grupo de trabalho que fazia coberturas de eventos comunitários dentro do Bairro Cristal. A partir daí, passaram a surgir iniciativas próprias da CVP, com a produção de vídeos e documentários em parcerias com músicos da região, como o curta-metragem Bugigangas e o documentário Me Dê Motivos.

Após esse período, a CVP, através do Quilombo do Sopapo, recebeu convite para cobertura dos shows do projeto Unimúsica, programa da UFRGS de incentivo à cultura, em que gravou os shows e fez entrevistas com os diversos artistas que participavam do evento. Esse processo fez surgir uma outra iniciativa, a TV Sopapo, que é um programa de webtv com ênfase comunitária no Cristal e das comunidades da redondeza, tendo como objetivo maior mostrar uma visão diferente da apresentada pela mídia de massa gaúcha, que discrimina e criminaliza o trabalho comunitário.

Hoje, a Produtora CVP conta com o acompanhamento de instituições como a OSCIP Guayí e o Coletivo Catarse para a sua formalização e realização de parcerias para a produção e execução de trabalhos.