sábado, 12 de junho de 2010

CVP filma palestra "O Negro no Rio Grande do Sul"



Em evento ocorrido na tarde de sábado, 12 de junho, no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, o historiador Mário José Maestri Filho discorreu sobre a comtribuição do negro na formação do Estado do RS. Mário Maestri atualmente leciona na Universidade de Passo Fundo e também coordena a Coleção Malungo, da UPF Editora, dedicada à publicação de trabalhos acadêmicos sobre a escravidão colonial.

O evento teve ótima aceitação, um perfil variado de público prestigiou a palestra.

Mário Maestre agraciou os espectadores com uma ótima aula sobre a contribuição do negro na formação do Estado gaúcho. Ele ratificou que a maior contribuição negra pro estado foi o trabalho.

As Charqueadas do Pampa acumularam sua riqueza às custas de muita chibatada e exploração racial, diante desta realidade não era de se esperar outra maior contribuição que não a do trabalho. O trabalho ultrapassa em relevância qualquer outra atividade deste povo; religião, culinária, música... Nada identifica mais o povo negro que a palavra trabalho, por ela eles chegaram ao Brasil, o construíram, enriqueceram fazendeiros, serviram, serviram, e apanharam...

O Professor tabém salientou que nos idos de 1850 a população gaúcha era de maioria afro-descendente. Fato sonegado históricamente.

Outro tema comentado foi os CTGs, que para ele são locais que cultuam mitos que não condizem com a verdade.

Fotos: Carlinhos e Saionara Silva da Silva - Produtora CVP

Texto: Ricardo sória

Nenhum comentário: