sexta-feira, 21 de maio de 2010

Meninos do Morro Santa Teresa


A repercussão da tentativa de venda do Morro Santa Teresa por parte do Governo Yeda fez com que os movimentos sociais se mobilizassem e passassem a realizar manifestações, reuniões períodicas, audiências públicas e outras atividades que demonstram a insatisfação e a falta de respeito com os principais envolvidos e interessados numa ação tão drástica como a venda de uma área de 74 hectares com mais de 10.000 pessoas morando, com 17 espécies nativas, com seis unidades de atendimento da Fundação de atendimento sócio Educativo - FASE e localizada junto ao Lago guayba e a 15 minutos do centro de Porto Alegre.

O Movimento Comunitário das comunidades assentadas sobre a área, movimentos de luta por moradia, ambientalistas, coletivos de comunicação e ativistas culturais estão entre os princiais artiuladores destas ações de mobilização. Esta ação tem dado repercussão e vem sendo produzidas coberturas destas atividades e fotos, vídeos e textos tem sido difundidos pela internet e outras mídias.

No Quilombo do Sopapo estamos preparando reportagens fotográficas com outros olhares sobre esta área e suas comunidades. Estas reportagens priveligiaram a memória, as histórias de personagens desta região e seu cotidiano, encontro entre gerações, enfim, um olhar que pretende contribuir e se somar com as razões que estão nas mobilizações e manifestações contrárias a venda pura e simples de um patrimônio da cidade de Porto Alegre e a mercantilização do ambiente, da natureza e da moradia.

Estas reportagens estão sendo produzidas por jovens que moram nesta região, que crescem nela. Durante estas saídas fotográficas e de entrevistas também são produzidos pequenos vídeos e que abaixo tu poderás assistir a um deles. Este vídeo foi produzido por Douglas Oliveira, jovem de 16 anos que faz parte da Cistalizar

Vídeo Produções, empreendimento econômico solidário incubado no Quilombo do Sopapo, com uma câmera fotográfica digital compacta nikon coolpix L20.

fonte: www.quilombodosopapo.blogspot.com
Texto: Leandro Anton

postado por :DOUGLAS DE OLIVEIRA MOREIRA

Nenhum comentário: